quinta-feira, 22 de julho de 2010

AMIZADES E AMIZADE

AMIZADE E AMIZADES

Quantos amigos você tem? Convivemos com muitas pessoas, mas todas elas são nossas amigas? O que faz de alguém um amigo? Pode haver uma amizade unilateral, apenas de uma pessoa em relação a outra, ou a relação de amizade exige reciprocidade? Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) buscou compreender a amizade e apresentou-a em três formas: baseada em necessidade, em prazer ou em caráter.

1) A amizade por necessidade tem como objetivo a sobrevivência. Afinal, o ser humano não é autossuficiente. Antes parece ser incapaz de viver isolado. A amizade nesse sentido é apenas uma relação de utilidade ou conveniência. A relação com o outro é apenas um meio para dar manutenção à sobrevivência.

2) A amizade por prazer é estabelecida em favor da alegria. É típica da juventude. A relação é mantida porque é prazeroso conviver, compartilhar, estar juntos.

3) A amizade por bondade é a amizade perfeita. O amigo é aquele que tem um amor desinteressado e ajuda o outro a viver a melhor vida. Entretanto esta é uma amizade rara, visto que se estabelece apenas entre pessoas justas. De acordo com a justiça, amar é mais fundamental do que ser amado. Este tipo de amizade ocorre quando as pessoas não ficam À espera das manifestações de amizade, mas, antes, são as primeiras a tomar a iniciativa para aprofundar o relacionamento com o outro.

SER AMIGO É...

Ser amigo é conhecer o outro. Se eu sou amigo de alguém, devo saber quem é esta pessoa. Este conhecimento deve ser o mais amplo possível.

Ser amigo é possibilitar uma relação integral.

Ser amigo é querer o bem do outro. A amizade não é sentimentalismo. Não se pode confundi-la com a mera gentileza ou compreensão. A amizade tem um único objetivo: fazer o bem sem interesse algum. O amigo vê o outro como a si mesmo. A amizade é uma relação entre iguais.

Ser amigo é ser reconhecido como amigo. A relação de amizade é uma conquista. Ela deve alcançar o reconhecimento e o consentimento do outro. Sem este reconhecimento não há condições para a reciprocidade. Ambas as pessoas devem saber-se amadas pela outra.

A amizade é uma relação de reciprocidade. Só há amizade se dois ou mais forem amigos uns dos outros. Essa perspectiva de reciprocidade requer que sempre se tome a iniciativa para agir, sem condições e pretensões, levando a ver o outro como um alter ego-outro eu. No entanto a amizade requer esforço, treinamento cotidiano e até mesmo sacrifício. Afinal, a amizade é uma virtude, um traço de caráter.

FELIPE DE MATOS MuLLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário